Dicas para perder barriga

Como perder a gordura abdominal rapidamente e de forma natural

Por  |  2 Comentários

Uma das questões mais frequentes que ouço é “o que posso fazer para perder a barriga? Já tentei tanta coisa, mas nada funciona”. Se fizermos esta pergunta a várias pessoas, iremos obter diferentes respostas como por exemplo: cortar drasticamente nas calorias ingeridas, fazer cardiofitness, usar certos remédios ou receitas para perder a barriga, etc.

Se é o seu caso e você tem dificuldades em perder a barriga, talvez esteja a abordar o problema da forma errada. Você não precisa de fazer séries intermináveis de abdominais, usar suplementos alimentares, passar fome ou sujeitar-se a cirurgias. É por isso que hoje lhe trazemos as 10 melhores dicas para perder a gordura abdominal rapidamente e de forma natural.

 

1. Pare de fazer abdominais

Os abdominais fortalecem os músculos do estômago, mas não queimam a gordura abdominal que cobre a barriga. Reduzir a barriga fazendo abdominais é um mito. Você está simplesmente a perder tempo ao fazer 200 abdominais por dia. Fazer abdominais ajuda a fortalecer e a tonificar os músculos da barriga, mas não queima a gordura abdominal. O mesmo se aplica aos aparelhos para exercitar os músculos abdominais. Exercitar estes músculos tem as suas vantagens: tonifica e ajuda a manter a barriguinha para dentro, mas não queima a gordura da barriga.

Os abdominais podem ainda ser a causa para o aparecimento de dores lombares, nos ombros ou mesmo alterar a postura, fazendo com que a cabeça ganhe tendência para se reclinar para a frente. No entanto, fazer abdominais invertidos não causa este tipo de problemas. Para perder a gordura abdominal é preciso muito mais. Continue a ler.

 

2. Fortaleça os músculos

Fazer treinos de força ajuda a ganhar músculo, ao mesmo tempo que previne a perda do próprio músculo e ainda ajuda a perder a gordura abdominal. Fazer agachamentos e levantamentos é uma boa forma de fortalecer os músculos, uma vez que exercitar os músculos lombares ajuda a manter uma postura correcta. Mas não são só os músculos lombares que ficam mais fortes, também os músculos abdominais irão beneficiar deste exercício. Ambos os músculos trabalham arduamente durante o exercício físico, que irá fazer funcionar todos os músculos do corpo em conjunto, da cabeça aos pés. Fazer este exercício ajuda rapidamente a ganhar mais massa muscular, incluindo naturalmente os músculos abdominais.

Ainda não irá ver grandes resultados ao nível da redução da gordura abdominal pois este exercício não queima directamente a gordura abdominal, mas os músculos lombares e abdominais vão fortalecer-se, diminuindo o tamanho da cintura.

 

3. Coma de forma mais saudável

Você pode treinar arduamente os seus músculos abdominais, mas se fizer uma alimentação errada não vai perder nenhuma barriga. Evite a comida “fast food”, doces ou comidas com muitas calorias de uma forma geral. Prefira antes os alimentos integrais e produtos frescos.

  • Proteínas. Carnes, aves, peixe, ovos, queijo fresco.
  • Vegetais. Espinafres, brócolos, salada, couve.
  • Frutas. Bananas, laranjas, maçãs, ananás, peras.
  • Gorduras. Azeite, manteiga vegetal, nozes, sementes de linhaça.
  • Hidratos de Carbono. Arroz integral, aveia, massas integrais, quinoa.

Ninguém está a dizer para ser perfeccionista, até porque comer alguma comida menos saudável ajuda as hormonas a trabalhar e a manterem-se em forma. Evite simplesmente exagerar. O limite é 10% das suas refeições poderem conter alimentos menos saudáveis, o que significa 4 refeições numa semana, considerando que se faz 6 refeições por dia.

 

4. Limite o consumo de bebidas alcoólicas

Para perder a gordura abdominal é tão importante o que se bebe como o que se come. Tomar uma bebida alcoólica ocasionalmente não faz mal, mas se isso for um hábito diário, então esqueça o objectivo de perder barriga.

Quem bebe cerveja com frequência acaba por ganhar uma forma em pêra: mais gordura abdominal e peitos maiores, principalmente quando se começa a ter mais idade.

O álcool, como todos sabem, sobrecarrega o fígado, obrigando-o a trabalhar mais para limpar as toxinas. Isso pode ainda ser um impedimento quando se está a tentar ganhar mais músculo.

Beba álcool apenas dois dias por semana, digamos, às sextas e sábados à noite, por exemplo. No entanto, tenha em consideração que deve apenas fazer um consumo normal (se é que podemos dizer isso) e evite beber até quase cair para o lado. Em relação aos outros dias, apenas água, água com um pouco de sumo de limão natural, chá verde, etc. Mais uma vez, siga estes conselhos ou o melhor é esquecer desde já em perder a barriga.

 

5. Coma menos hidratos de carbono

Todos precisamos de comer hidratos de carbono para ter energia. O problema é quando se come mais do que o necessário, pois o corpo vai armazenar os hidratos de carbono que não precisa na forma de gordura, e é assim que se ganha barriga.

A menos que você seja uma pessoa magra que precisa de ganhar peso, diminua o consumo de hidratos de carbono. Coma fruta e vegetais em todas as refeições e corte no consumo de batatas, arroz e pão, que apenas devem ser ingeridos após se ter feito exercício físico.

 

6. Coma mais

Comer muitos alimentos saudáveis não o irá fazer engordar, especialmente se fizer exercício físico pelo menos duas ou três vezes por semana. Por outro lado, passar fome é o erro número um que se pode fazer em termos de uma alimentação saudável. Uma alimentação saudável é muito importante por três razões:

  • Energia. Alimento é energia. O corpo usa a comida como a energia necessária para se poder fazer tarefas como levantar pesos, trabalhar, fazer a digestão, etc. Comer menos significa ter menos energia para fazer as tarefas do dia-a-dia.
  • Perder gordura. Comer os alimentos certos ajuda a perder gordura: as proteínas têm um elevado efeito térmico e saciante e as gorduras saudáveis ajudam a perder a gordura abdominal, etc.
  • Manter a massa muscular. Se você passar fome o seu corpo irá queimar a massa muscular como fonte de energia em vez de queimar a gordura. Pode parecer uma contradição, mas você irá ficar mais magro e com mais gordura corporal ao mesmo tempo.

Andar com fome significa simplesmente que você não está a comer o suficiente. Não se preocupe com as calorias. Tome um pequeno-almoço saudável e coma de duas em duas horas. Ingira alimentos saudáveis pelo menos em 90% das suas refeições de forma a perder rapidamente a gordura abdominal.

 

7. Coma mais proteínas

As proteínas têm um elevado efeito térmico comparativamente aos outros alimentos: o seu corpo queima mais energia quando está a processar proteínas do que quando processa hidratos de carbono e gorduras. É essa a razão pela qual as dietas ricas em proteínas ajudam a queimar a gordura abdominal.

No entanto, quantas proteínas são necessárias diariamente? Faça como eu: coma proteínas em todas as refeições sem se preocupar com os números. Experimente ainda fazer uma lista com as 10 fontes de proteínas mais baratas, de forma a não ultrapassar os limites do seu orçamento.

 

8. Coma mais gorduras

Coma mais gorduras, mas gorduras saudáveis que não engordem. Uma má alimentação e a falta de exercício físico é que engordam. Com efeito, comer gorduras naturais e saudáveis, ajuda a perder gordura, uma vez que o corpo não irá armazenar gordura tão facilmente quando se tem uma alimentação regular e constante com gorduras saudáveis.

Óleo de peixe é a melhor fonte de gorduras saudáveis para ajudar a perder a gordura abdominal. O óleo de peixe aumenta naturalmente os níveis de testosterona e ajuda a perder gordura. 6 gramas de ómega-3 por dia é já um bom começo.

Por outro lado, evite as gorduras saturadas presentes em produtos como por exemplo as margarinas. Ponto a reter: as gorduras saturadas fazem mal à saúde. Como referimos no ponto 3, tenha uma alimentação com muitos alimentos integrais incluídos e evitará facilmente as gorduras saturadas.

 

9. Diminua a gordura corporal

Enquanto homem, a sua barriga é o ultimo local onde você irá conseguir perder gordura. Se você tem uns peitos maiores e duplo queixo devido à gordura, você tem de conseguir baixar os níveis de gordura de uma forma geral para conseguir perder barriga. Aqui ficam 3 dicas:

  • Fique mais forte. Treino de força ajuda a ganhar e a manter músculo, aumenta a perda de gordura, e ajuda a conseguir seguir a dieta. Se não sabe por onde começar dê uma vista de olhos pelos nossos artigos anteriores.
  • Coma de forma mais saudável. Tome um bom pequeno-almoço. Coma a cada 2 horas e tenha sempre proteínas, vegetais e fruta em todas as refeições. Coma hidratos de carbono após os treinos. Tome 2 copos de água em cada refeição. Coma alimentos integrais em 90% das suas refeições.
  • Faça exercícios de cardiofitness. Se tem menos de 15% de gordura corporal, fazer exercícios de cardiofitness ajuda-o a ficar mais forte e saudável. Isso vai ajudar a diminuir os índices de gordura e a perder mais gordura abdominal.

 

10. Mantenha-se motivado

Olhar para a sua barriga directamente ao espelho irá dar uma noção errada dos seus progressos. O que você vê influencia o que come, a retenção de líquidos, e a ter uma percepção errada de si mesmo. Problemas com a imagem que tem de si próprio é a última barreira a ultrapassar para conseguir perder a barriga.

  • Meça o índice de massa gordo. A cada 2 semanas controle o seu índice de massa gorda. Não é preciso ser muito exacto, o importante é manter uma tendência de descida.
  • Meça a cintura. Também a cada duas semanas. Se ganhar músculo e comer mais saudável, a sua cintura irá ficar menor e sentirá as calças a ficar mais largas.
  • Tire fotografias. A cada 2 semanas tire ainda fotos de si próprio: de frente, de costas e de lado. A foto tirada de lado irá mostrar as maiores alterações.

Sempre ouvi dizer que sucesso traz mais sucesso. Manter registos dos progressos realizados irá não só permitir saber em que ponto está, como ainda manter a motivação para continuar a trabalhar no sentido de perder a gordura abdominal. Não fique parado depois de ler este artigo, comece já a delinear o seu plano e a sua agenda para começar já a perder a barriga.

2 Comments

  1. marcelo

    Setembro 18, 2013 em 8:53 pm

    vocês estão por fora do assunto, todos sabem que abdominal diminui a barriga

    • Paulo

      Setembro 19, 2013 em 8:38 am

      Como é dito no artigo, fazer abdominais ajuda a fortalecer e a tonificar os músculos da barriga, mas não queima a gordura abdominal. Exercitar estes músculos tem as suas vantagens: tonifica e ajuda a manter a barriga para dentro, mas não queima a gordura da barriga.
      Não basta fazer abdominais para perder a barriga, é preciso muito mais do que isso…

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>