Como perder barriga – Guia completo para homens

Como perder barrigaMuitas pessoas pensam que basta comprar a máquina de abdominais a, b ou c, fazer muitas repetições por dia, e a barriga desaparecerá. São várias as máquinas ou métodos que prometem perdas consideráveis de peso e de cintura em poucos dias. Este é um mito que ainda hoje está bem enraizado, e que é fundamental tirar, de forma a entrar no caminho certo para a perda de barriga. Os exercícios abdominais são exercícios de musculação, e caso não faça mais nada, não o ajudarão a queimar a gordura localizada na barriga, mas sim apenas tornar os seus músculos mais fortes e rijos. O segredo para tornar a sua barriga mais lisa é perder gordura de uma forma global, ao mesmo tempo que define e tonifica a região abdominal. Dessa forma, para que consiga a barriga que tanto deseja, tem de aliar uma alimentação adequada com um treino físico que promova a perda de gordura do corpo e ainda, a tonificação da zona abdominal em particular.

Alimentação para perder barriga

A alimentação é um dos pilares fundamentais para perder aquela gordura que reveste os seus músculos. Como referimos em cima, a gordura tem de ser queimada de forma global, já que a perda localizada de massa gorda não é possível. Assim, para que possa perder barriga, e deixar o seu abdómen mais definido, tem de livrar-se dessa gordura, deixando os músculos mais visíveis. Para perder barriga, tem então de adotar bons hábitos alimentares, com uma correta nutrição do organismo, ao mesmo tempo que promovem a queima da gordura acumulada.
O organismo humano tem uma predisposição genética para acumular gordura. Dessa forma, para que ele queime a gordura a mais, é necessário fornecer ao organismo uma quantidade abaixo daquela que ele necessita. Ao fazê-lo, o organismo será obrigado a ir buscar essa gordura às suas reservas, reduzindo-se assim a massa gorda. Mas atenção, o corpo não consegue funcionar apenas com as reservas corporais, logo, a sua dieta tem sempre de ter alimentos energéticos. Há ainda a questão do inchaço permanente nalgumas barrigas, devido aos gases nos intestinos. É por isso igualmente importante manter uma dieta rica em fibras, que ajude o seu trânsito intestinal a ser mais fluido e regular.
Para perder a massa gorda a mais deve então apostar numa dieta que seja rica em alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, hortaliças, ricas em vitaminas, fibras e minerais. Quanto às proteínas, deve preferir as carnes brancas e magras, e claro, o peixe. Relativamente às gorduras, reduza ao máximo os fritos e outros alimentos ricos em gordura, focando-se mais nas gorduras saudáveis, como por exemplo, o azeite. Por fim, quanto aos hidratos de carbono, deve apostar em hidratos de carbono complexos, que demoram mais tempo a libertar a energia, ajudando o organismo a queimar mais massa gorda.

Treino físico

O treino físico é essencial para conseguir perder barriga. Mas como explicamos em cima, a musculação localizada não o irá ajudar a perder barriga, mas sim, a tonificar os músculos. Se não se livrar da gordura que reveste esses músculos, não conseguirá definir a sua zona abdominal. Dessa forma, o treino mais importante para perder barriga é o treino aeróbico, ideal para queimar gordura. No entanto, ao perder barriga, quererá que ela fique lisa e firme. E aqui entra a musculação localizada. O treino físico deve assim conter uma componente aeróbica e uma componente de musculação.

Treino aeróbico

O treino aeróbico é composto por exercícios onde é usado o oxigénio como forma de produção de energia nas células, promovendo a queima de gordura. Existem diversos exercícios aeróbicos que poderá praticar, entre os quais a caminhada, a corrida, o ciclismo, a natação ou a dança. Além de trabalharem um grande conjunto de músculos, têm ainda um papel fundamental na perda de massa gorda. Assim, o seu treino deve sempre começar ou terminar com um exercício aeróbico, com uma duração mínima de 30 minutos, e com uma intensidade de acordo com a sua forma física. Não se esqueça, quanto maior a intensidade, maior é a queima de calorias.

Musculação localizada

Os exercícios mais adequados para definir a zona do abdómen são as abdominais. Existe um leque muito grande de exercícios abdominais, que em conjunto, trabalham todos os músculos dessa região. Em cada treino, deve fazer três séries de cada exercício, com 15 repetições em cada um dos seguintes exercícios abdominais.

Abdominais simples

A abdominal simples e tradicional é a ideal para quem está a iniciar os seus treinos de musculação localizada. Com as costas deitadas e as pernas fletidas, basta elevar o tronco em direção às pernas.

Abdominais oblíquos

Este exercício realiza-se da mesma forma que o anterior, mas com uma das pernas cruzada na outra.

Abdominal lateral

Neste exercício, em vez de se deitar de costas, deita-se de lado, com as pernas fletidas, tentando de seguida elevar o tronco.

Abdominais de bicicleta

Neste exercício você deita-se de costas, com os braços estendidos ao lado do corpo. De seguida, deve imitar o movimento de pedalar com as pernas.
Outros exercícios abdominais interessantes para integrar o seu treino físico são os seguintes:
  • Elevação de anca inclinada
  • Rotação de ancas
  • Abdominal completo com rotação
Em todos estes exercícios deve adotar uma posição onde as costas e a cabeça fiquem numa posição neutra, para que não haja pressão sobre estes membros. Além disso, é importante que faça os exercícios de uma forma controlada, sem movimentos excessivos de flexão ou extensão, de maneira a prevenir eventuais lesões.

Conclusão

Se pretende perder barriga e definir o seu abdómen, tem de começar por queimar a gordura em excesso de uma forma global. Invista numa dieta saudável e equilibrada, e treine de acordo com as nossas indicações de uma forma frequente e regular, e conseguirá a barriga com que sempre desejou.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.