Perca massa gorda abdominal e defina o seu abdómen

massa gorda abdominal
Perder massa gorda abdominal e definir o seu abdómen é um objetivo perseguido por muitos homens e mulheres, não conseguindo no entanto alcançar o desejo de ter uma barriga lisa e com os seus músculos definidos. Na realidade, ao contrário do que muitas pessoas pensam, para perder a massa gorda acumulada na barriga não basta fazer abdominais. Até pode fazer centenas de abdominais diariamente, e mesmo assim, não conseguirá o resultado pretendido. O problema é que por mais definidos que estejam os músculos abdominais, se a camada de gordura que se encontra no abdómen não desaparecer, eles não se verão. Se quer saber como perder massa gorda abdominal e definir o seu abdómen, então continue a ler.

Perca massa gorda abdominal e defina o seu abdómen

Para conseguir o six-pack idealizado e desejado, há um conjunto de fatores que tem de conjugar, de forma a tonificar os músculos abdominais, ao mesmo tempo que perde a camada de massa gorda que a esconde. Para alcançar os resultados desejados terá então de ter uma alimentação equilibrada, associada à prática de exercícios aeróbios e exercícios localizados, específicos para a zona abdominal.

Alimentação para perder massa gorda abdominal e definir o abdómen

Começando pela alimentação, este é um ponto fundamental para conseguir livra-se da massa gorda abdominal em excesso. Sem uma alimentação equilibrada e promotora do controlo de peso, nunca conseguirá reduzir a gordura acumulada. De seguida deixamos alguns pontos importantes para seguir uma alimentação que ajude a perder massa gorda abdominal e a definir o seu abdómen.
Uma alimentação ideal é aquela rica em hidratos de carbono de baixo índice glicémico, em oposição aos de alto índice glicémico. Os hidratos de carbono de baixo índice glicémico são aqueles que são de lenta absorção pelo organismo, ajudando dessa forma a manter a fome mais controlada. Exemplos de alimentos de baixo índice glicémico são cereais, arroz e massa integral, pão de mistura ou com cereais. Os hidratos de carbono destes alimentos demoram mais tempo a serem absorvidos, o que reduz a probabilidade de serem acumulados em forma de gordura.
Já os alimentos com hidratos de carbono de alto índice glicémico, como doces, refrigerantes ou bolos, são de rápida absorção, dando um boost de energia, que no entanto durará pouco tempo, aparecendo rapidamente a fome novamente. Além disso, se essa energia não se gastar toda, ela será armazenada como gordura.
Assim, a sua dieta diária deve ser rica em alimentos ricos em hidratos de carbono de baixo índice glicémico, carnes e peixes com proteínas magras, muitas frutas e vegetais ricas em fibras. As fibras são um importante elemento no controlo de peso e em qualquer processo de emagrecimento. As fibras solúveis, quando chegam ao estômago, formam um gel, que ajuda a preencher o espaço, reduzindo a área disponível para receber mais alimentos e atrasando a digestão dos que já lá se encontram. Isto irá ajudar a saciar a fome, promovendo assim o controlo do apetite. Pelo contrário, deve evitar alimentos ricos em hidratos de carbono de alto índice glicémico, bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gorduras pouco saudáveis, e ainda, alimentos processados.
Outro ponto fundamental em qualquer dieta é a quantidade de calorias ingeridas. O processo de perda e ganho de peso funciona como um jogo de calorias. Se ingerir mais do que as que gasta, então elas serão armazenadas em forma de gordura. Pelo contrário, se gastar mais do que as que ingeriu, então o organismo irá buscar as restantes necessárias às reservas, provocando a perda de massa gorda e de peso. Assim, se ainda não conhece quais as suas necessidades energéticas diárias, consulte um nutricionista para saber esse valor. Depois, tem apenas de consumir um valor inferior ou igual, utilizando o exercício físico para gastar mais e ajudar a emagrecer.

Retenção de líquidos

Nem sempre o único responsável por uma barriga menos definida é a gordura acumulada. Em muitos casos, a retenção de líquidos ajuda a que isso aconteça. O corpo retém água em diversas partes do organismo, sendo uma delas o tecido logo abaixo da pele, preenchida por líquido extracelular. Esta retenção de líquidos ajuda assim a aumentar o volume abdominal. Para ajudar a eliminar a retenção de líquidos deve beber todos os dias muita água, moderar o consumo de sal, e reforçar a sua dieta com alimentos diuréticos.

Exercício físico

Exercícios aeróbicos para queimar massa gorda

Como referimos em cima, para conseguir definir o seu abdómen tem de queimar a massa gorda que o cobre. Os exercícios mais adequados para perder gordura são os aeróbicos. Estes exercícios, também denominados de treino cardiovascular, são os mais eficientes para queimar massa gorda. De seguida deixamos uma lista de exercícios aeróbicos adequados para ajudar a queimar massa gorda:
  • corrida;
  • bicicleta;
  • elíptica;
  • dança;
  • natação;
  • aulas de zumba, body combat, ou outra aula de grupo.

Exercícios para definir abdominais

Além de ter de perder a massa gorda abdominal, tem também de trabalhar os músculos abdominais, de modo que, quando estiverem mais visíveis, fiquem bem definidos e bonitos. Ao contrário dos exercícios aeróbicos, onde o que se trabalha essencialmente é o sistema cardiovascular, os exercícios de musculação funcionam de forma diferente, pois o objetivo é aumentar a massa muscular e não perder massa gorda. Existem muitos exemplos de exercícios abdominais, que trabalham diversos músculos da zona abdominal. Escolha um conjunto de várias, e realize-as em cada treino. De seguida deixamos um exemplo de um conjunto de abdominais que pode fazer:
  • pernas e tronco simultâneos;
  • abdominal com pés fixos;
  • abdominal lateral com pés fixos;
  • elevação de quadril com pernas estendidas;
  • pernas alternadas;
  • pernas unidas.

Não realize mais do que três treinos de abdominais por semana.

Siga os nossos conselhos e perca massa gorda abdominal e defina o seu abdómen. Como se apercebeu, boa parte do artigo foi dedicado à alimentação. Isso deve-se ao facto de realmente ser o ponto mais importante para conseguir alcançar os resultados desejados. Alie uma alimentação correta com o treino adequado, e terá a barriga dos seus sonhos.

Deixe o seu comentário